EXERCÍCIOS

Especificações dos Exercícios a realizar ao longo do semestre
[Conteúdos em desenvolvimento]


EXERCÍCIO 1: INDEX MULTIMÉDIA [Organização + Apresentação]
» Estrutura inicial: 2 a 16 de Outubro
Este é o primeiro exercício na disciplina, inicialmente utilizado para organização dos conteúdos planeados para concretização na disciplina. Será o último a concluir, como apresentação multimédia do trabalho realizado na disciplina, incluindo os resultados dos exercícios e especificações (indicação dos temas escolhidos, documentos entregues, e exposição nas aulas, etc.).
» Estrutura final, Apresentação e Divulgação: 18 de Dezembro | 15 de Janeiro
» Estrutura final do mapa conceptual e apresentação integrando os conteúdos dos exercícios realizados na aula (sugestões software: VUE ou PREZI).

» Publicação no blog da disciplina + Apresentaçãona aula.
Index actualizado » [Nome Apelido | Exercícios (tema,  listagem das componentes entregues, nomes dos elementos que constituem a equipa de trabalho e respectivos temas, URLs das publicações no blog, data da última actualização).

» A confirmar: Divulgação bilingue em plataforma/galeria online (sugestão: Cargo collective).

REFERÊNCIAS
VUE – Guia do utilizador » + Canal de tutoriais em vídeo »
Prezi – Tutoriais em vídeo »


EXERCÍCIO 2: IMAGEM [Metáfora]
» 23 Outubro a 6 de Novembro
Representar uma motivação pessoal em Ciências da Arte e do Património através de uma metáfora visual. Imagens vectorial + Bitmap/Raster [versões optimizadas para impressão e para ecrã].

Metáfora » 1. figura de estilo que consiste em usar um termo ou uma ideia com o sentido de outro com o qual mantém uma relação de semelhança (ex.: o fogo da paixão)
2. representação simbólica de algo (Do grego metaphorá, «transporte», pelo latim metaphŏra-, «metáfora»)

Metodologia
Trabalho individual e discussão em grupo. Bases: Fotografia, Pintura digital, Desenho vectorial. Matérias: Usabilidade, heurísticas, metáfora, trabalho com ferramentas de software para manipulação de imagem e desenho vectorial.
» Tema sugerido (de carácter facultativo): uma motivação pessoal em Ciências da Arte e do Património
» Software a utilizar para manipulação de imagem: GIMP, Photoshop (ou equivalente)
» Software a utilizar para desenho vectorial: Inkscape, Illustrator (ou equivalente)
» Apresentação colectiva na aula para comentários e selecção das imagens/equipas para o exercício seguinte
A entregar
» 2 imagens finais impressas em papel (dimensão máx: 18 larg / 18 alt.)
» ficheiros na pasta da disciplina [imagem original, versão de trabalho e versões finais optimizadas para impressão e para ecrã]
» Publicação de artigo no blog com as 2 imagens finais e texto com indicação do tema (facultativamente, incluir breve descrição até 100 palavras com links para referências, se as houver).

REFERÊNCIAS
Exercícios realizados pelos alunos no ano anterior
Chapman, Nigel, Chapman, Jenny (2011) Digital Multimedia, 3rd ed., John Wiley & Sons, Ltd.
Digital Foundations – FLOSS Manual
GIMP Software para manipulação de imagem (equivalente: Photoshop)
Inkscape Software para desenho vectorial (equivalente: Illustrator)


EXERCÍCIO 3: ESTRUTURA e EXPRESSIVIDADE [Paradoxo]
» 6 a 27 de Novembro
Aferir as linhas estruturais das imagens dos colegas e conjugar com texto dos alunos (palavra/expressão/citação) representando um paradoxo, incluindo:
» Identificação/desenho das linhas estruturais das imagens para conjugação com texto
» Utilização de texto em programas de edição (vectorial e bitmap)
» Aplicação de conhecimentos de tipografia para representação expressiva de conceitos (paradoxo)
» Hierarquização da informação (Paradoxo como 2 título, identificaçãp do autor do trabalho e da imagem original como nota).

Paradoxo » 1. afirmação contraditória que desafia a lógica e o senso comum | 2. recurso estilístico em que uma afirmação aparentemente contraditória se revela como verdadeira | 3. situação que vai contra o senso comum e a lógica; absurdo | 4. coisa incrível | 5. opinião contrária ao sentir comum (Do grego parádoxon, «opinião ao lado de outra», pelo latim paradoxon, «paradoxo»)

Metodologia
Fase1: Trabalho em equipas constituídos por 3 elementos para selecção e troca de imagens e discussão em grupo | Fase1 (individual) Matérias: linhas estruturais das imagens, tipografia, conjugaçao imagem/texto, Hierarquização da informação | Software: Inkscape/Illustrator, GIMP/Photoshop.
A entregar
» Ficheiros das imagens vectorial e bitmap/raster trabalhadas com texto, 1 de cada um dos colegas da equipa (PDF+optimizadas para ecrã)
» Impressão em papel (dimensão máx: 18 larg / 18 alt.; 5 mm margem branca em volta)
» Publicação de artigo no blog com as 2 imagens finais e texto com indicação do tema e links nos nomes dos colegas da equipa de trabalho no blog (facultativamente, incluir breve descrição até 100 palavras com links para referências, se as houver).

REFERÊNCIAS
Mencionadas no documento de apresentação da matéria de tipografia a realizar na aula.

EXERCÍCIO 4: TEXTO e IMAGEM [Hierarquia] » 4 Dezembro a 8 de Janeiro
Apresentação de documentos: definir uma grelha, hierarquizar texto e conjugar com imagens. Planear a macroestrutura do documento e a microestrutura da página e aplicação dos conhecimentos essenciais da formatação de texto e da grelha para hierarquização de conteúdos.

Metodologia
Trabalho: trabalho individual ou em equipas constituídas por 2 elementos
Apresentação de documentos: definir uma grelha, hierarquizar diversas categorias de texto e conjugar com imagens.
Planear a macroestrutura do documento e a microestrutura da página e aplicação dos conhecimentos essenciais da formatação de texto e da grelha para hierarquização de conteúdos.
Matérias: Apresentação de documentos com Hierarquias de Texto e Imagem, Consistência, Formatação, Paginação, Grelhas e Tipografia
Ferramentas de software sugeridas: Scribus / InDesign / Quark XPressLibreOffice / Word.

A entregar [8 Janeiro]
1. Pasta com ficheiro do trabalho final e imagens utilizadas
2. Impressão em papel [máx. A4]
3. Publicação de artigo no blog com:
» Imagens do planeamento (1 imagem da macroestrutura do documento + 1 imagem da microestrutura da página)
» Imagem de página dupla seleccionada de entre as páginas do projecto final
» Descrição sumária do conceito e do processo (entre 100 e 150 palavras no total), incluindo link para o PDF do documento final paginado.

Referências essenciais
Essenciais: Thinking with Type » Texto
Thinking with Type » Grelha
FLOSS Manual » Multiples: Creating Unity
FLOSS Manual » Multiple Pages: Tension, Chaos, Disarray
Scribus » Basics Manual
LibreOffice » Documentation: Getting Started Guide
+ Referências  a explorar
Libre Graphics Magazine
Type Connection » A Typographic Dating Game
Best Practices of Combining Typefaces

Texto sugerido para trabalhar » (Sugestão a confirmar após apresentação da matéria na aula. Ex.: Texto sobre o edifício da FBAUL: Convento de São Francisco da Cidade / Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa / Academia Nacional das Belas Artes / Museu do Chiado ou  “As we may think”, por Vannevar Bush [originalmente publicado no “The Atlantic Monthly”, Julho 1945) ou ainda texto alternativo proposto pelos alunos


***
{Artigos a publicar no blog da disciplina +apresentações na aula}
1. Apresentação pessoal
2. Exercício INDEX – Estrutura inicial
3. Exercício IMAGEM + apresentação na aula
4. Exercício ESTRUTURA e EXPRESSIVIDADE + apresentação na aula
5. Exercício TEXTO e IMAGEM + apresentação na aula de 8 Janeiro
6. Exercício INDEX final incluindo resultados dos outros 3 exercícios.

2 thoughts on “EXERCÍCIOS

  1. Pingback: Exercício Imagem » Referências | Projecto Multimédia I

  2. Pingback: Exercício 3: PARADOXO | Grupos de trabalho | Projecto Multimédia I

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s