EXERCÍCIO 3: ESTRUTURA e EXPRESSIVIDADE [Paradoxo]

Paradoxo » 1. afirmação contraditória que desafia a lógica e o senso comum | 2. recurso estilístico em que uma afirmação aparentemente contraditória se revela como verdadeira | 3. situação que vai contra o senso comum e a lógica; absurdo | 4. coisa incrível | 5. opinião contrária ao sentir comum (Do grego parádoxon, «opinião ao lado de outra», pelo latim paradoxon, «paradoxo»)

Aferir as linhas estruturais das imagens dos colegas e conjugar com texto dos alunos (palavra/expressão/citação) representando um paradoxo, incluindo:

» Identificação/desenho das linhas estruturais das imagens para conjugação com texto
» Utilização de texto em programas de edição (vectorial e bitmap)
» Aplicação de conhecimentos de tipografia para representação expressiva de conceitos (paradoxo)
» Hierarquização da informação (Paradoxo como 2 título, identificaçãp do autor do trabalho e da imagem original como nota).

Metodologia
Fase1: Trabalho em equipas constituídos por 3 elementos para selecção e troca de imagens e discussão em grupo | Fase1 (individual) Matérias: linhas estruturais das imagens, tipografia, conjugaçao imagem/texto, Hierarquização da informação | Software: Inkscape/Illustrator, GIMP/Photoshop.
A entregar
» Ficheiros das imagens vectorial e bitmap/raster trabalhadas com texto, 1 de cada um dos colegas da equipa (PDF+optimizadas para ecrã)
» Impressão em papel (dimensão máx: 18 larg / 18 alt.; 5 mm margem branca em volta)
» Publicação de artigo no blog com as 2 imagens finais e texto com indicação do tema e links nos nomes dos colegas da equipa de trabalho no blog (facultativamente, incluir breve descrição até 100 palavras com links para referências, se as houver).

Datas » 6 a 27 de Novembro

REFERÊNCIAS
Documento em PDF e referências online » publicadas neste blog na sequência da apresentação da matéria de tipografia na aula (20 Novembro).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s