Maria José Coelho_Exercício 2_Imagem [Metáfora]

Imagem_raster/bitmap

Image_PosterizeImagem1_posterize

Imagem2_posterize

MariaJoseCoelho_2_vectorialImagem Vectorial

O que me move?

A presença da Arte na minha vida. Como a Arte se pode manifestar de diversas formas, escolhi as três ciências que me suscitam mais entusiasmo e que estão relacionadas com o património cultural e artístico: pintura, joalharia, escrita. A mistura ou a soma destes monómios, resulta num polinómio composto por três termos, que não pretendo dissociar, mas manter paralelamente, como actividades complementares. Escolho uma imagem de Cristo, uma escultura policromada cuja fotografia foi tirada no Departamento de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, como metáfora do meu movimento. O restauro da arte sacra, obedece a determinados parâmetros que se ligam com a investigação histórica e artística, o que também me permite aliar a escrita, ao documentar a história da peça e ao descrever as metodologias empregues. Também, o processo de restauro é tão minucioso que se relaciona directamente com a manufactura da ourivesaria, permitindo-me assim, aliar as três áreas e fundir as minhas motivações numa só.

Trabalhei a imagem raster no Photoshop, usando overlays, com o intuito de alterar a textura e a cor de modo a conferir-lhe uma narrativa enigmática, já que a passagem do tempo sobre a peça estava bem perceptível. Alterei o fundo, de modo a evocar uma atmosfera surrealista, no sentido de criar um espaço próprio, que não coincide exactamente com um espaço real.

Experimentei depois fazer a posterization, a partir das duas fotografias. A imagem vectorial, trabalhada com a ferramenta Adobe Illustrator, foi transformada numa imagem com uma soberania estética que a afasta de um ícone religioso.

Deixe uma Resposta

